Condomínio Jardim do Oriente

Blog dedicado ao Condomínio Jardim do Oriente, com o objetivo de estimular uma ocupação mais harmoniosa com o Bioma Cerrado visando melhor qualidade de vida para todos os moradores. O Autor não possui nenhum tipo de remuneração nem obrigatoriedade de atualização do blog, mas aceita sugestões e contribuições para postagens.

sábado, 8 de outubro de 2011

Embiruçu - Pseudobombax longiflorum

Embiruçu no meio do Cerrado
foto: igor.cerrado@gmail.com



Copa do Embiruçu com suas características folhas
foto: igor.cerrado@gmail.com
Folhas alternas, compostas digitadas (lembra o formato de uma mão aberta), com peciólos compridos e avermehados. A espécie perde as folhas para florescer durante a seca.
Detalhe da folha do Embiruçu, com pecíolo avermelhado
Foto: igor.cerrado@gmail.com
                        Flores alvas, grandes, isoladas ou em grupos pequenos, com estames numerosos e longos. Muito atrativa para aves, em especial para o Beija-Flor, que a visita várias vezes ao dia.
Fêmea de Saí-azul na flor do Embiruçu
foto: igor.cerrado@gmail.com

Fruto: cápsula com cerca de 30 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro, que contém uma paina e sementes. Suas sementes são muito apreciadas pelos periquitos, que costumam comer todas, como na foto abaixo.
       
Esta foto mostra uma pequena muda de Embiruçu, com destaque para a parte mais jovem do ramo, com a disposição das folhas e as cicatrizes características.







Muda de Embiruçu e cicatrizes foliares
foto: igor.cerrado@gmail.com


































fontes:http://www.ibb.unesp.br/departamentos/educacao/trabalhos/coisasdecerrado/flora/despseudobombax.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário